domingo, 16 de novembro de 2008



Módulo 1 - A Economia e o Problema Económico

FACTORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMO


ECONÓMICOS:
1. Rendimento
2. Preços
3. Inovação Tecnológica

EXTRA-ECONÓMICOS:
4. Moda
5. Publicidade
6. Tradição
7. Modos de Vida
8. Estrutura etária da família


1. Rendimento
O consumo é uma função do rendimento.
Alterações no rendimento (mantendo-se tudo o resto constante) traduzem-se em alterações na estrutura do consumo.
Estrutura do consumo é a forma como os consumidores repartem o seu rendimento pelos diversos consumos.
Para conhecer a estrutura de consumo de uma população ou de uma família, calculam-se os coeficientes orçamentais.

Lei de Engel
À medida que o rendimento das famílias aumenta, o peso das despesas em alimentação vai baixando, aumentando, em contrapartida, o peso das despesas destinadas à cultura, lazer e distracções.

2. Preço dos Bens
O preço dos bens influencia as decisões de consumo
Mantendo-se tudo o resto constante, se o preço de um bem aumentar, na generalidade, prevê-se que o consumidor irá consumir menos desse bem

3. Inovação Tecnológica
A inovação tecnológica, ao lançar no mercado novos produtos e/ou serviços, faz surgir novas necessidades
As novas necessidades surgidas traduzem-se em novos consumos

4. e 5. A Moda e a Publicidade

Na sociedade actual os bens têm um ciclo de vida cada vez mais curto
São lançados no mercado novos produtos e produtos renovados
Através da publicidade, os consumidores são estimulados a adquirir esses bens, com o objectivo de acompanhar a moda ou de seguir as tendências

6. A Tradição
O consumo é influenciado pelas tradições e pelos hábitos culturais
Essas tradições podem incidir sobre o consumo dos mais diversos bens

Amêndoas na Páscoa
Peru no Natal
Enfeites de Carnaval
...

7. Modos de Vida
O consumo reflecte determinados estilos de vida, podendo constituir uma forma de expressão do estrato social a que se pertence

O uso de certas marcas de calçado ou de roupa ilustram esta situação

8. Estrutura etária da família
A idade dos membros que compõem uma família constitui um dos factores que influenciam o consumo

Agregados familiares com crianças apresentarão uma estrutura de consumo diferente dos agregados familiares compostos apenas por idosos

Sem comentários: